terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de maio - A falsa abolição


A lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, declarou formalmente extinta a escravidão no Brasil. Como não passou de uma formalidade baseada em uma necessidade econômica capitalista, se manteve a terra nas mãos dos grandes proprietários, que se organizaram para evitar que fosse doada aos negros “libertos”.
Desta forma os latifundiários mantiveram o monopólio da propriedade da terra e conseguiram mão-de-obra assalariada barata, face à inexistência para o escravo de uma opção que não fosse vender sua força de trabalho aos antigos senhores. O mesmo sistema que aprisionou o negro na África e o escravizou no Brasil, joga-o nas favelas e cortiços das cidades.
A regra geral foi a desintegração do negro na sociedade, não tendo condições de concorrer com o imigrante, tido então como melhor qualificado tecnicamente, e frente a preocupação do "embranquecimento" da população, da cultura e da história brasileira.

Em face dos acontecimentos e a realidade dos dias de hoje a Associação de Capoeira Angola Dobrada Curitiba convida a todos praticantes e simpatizantes dessa arte de dança e de luta para participarem da roda de capoeira angola em reflexão a esta data, nesta terça-feira, 13, às 18 horas, na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no centro histórico de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário